Quem somos
Quem somos
Agora somos o Instituto Vértice.
Nosso caminho não começou hoje, mas chegamos a um novo patamar. Um ponto de encontro onde ciência, gestão, inovação e sociedade se articulam para transformar evidências em decisões que fortalecem não apenas o SUS, como o campo da saúde em geral.
O Instituto Vértice é uma organização de referência técnica e acadêmica na área das evidências e políticas em Saúde. Reunimos especialistas comprometidos em transformar ciência em decisões em saúde eficientes, que atendam às necessidades reais da população.
Nosso modelo de trabalho é colaborativo, baseado em rigor técnico e em estratégias de tradução de conhecimento para transformar informação em sabedoria coletiva e impactar positivamente a vida das pessoas.
Para chegar a este ponto de encontro de diferentes campos, o Instituto Vértice passou também por algumas transformações. Iniciamos nosso trabalho conjunto no contexto do grupo de pesquisa interinstitucional Chronide, em 2014, e nos tornamos o NUD, Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Unifesp Diadema, em 2018.
Em novembro de 2025, tendo contribuído com a incorporação de várias* novas tecnologias em saúde no SUS, realizado parcerias com renomadas instituições de saúde pública e complementar do país e apoiado a formação de inúmeros profissionais e especialistas, decidimos que era chegado o momento de expandir nosso escopo de atuação. Passamos a produzir e articular evidências para além da ATS, com o horizonte da sustentabilidade, equidade e integralidade do campo da saúde.
Nats Unifesp-Diadema (NUD), 2024.
*Nesse período, o grupo elaborou e entregou 52 produtos ao Ministério da Saúde: 20 relatórios de ATS, 17 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs), sete pareceres técnico-científicos, seis monitoramentos de horizonte tecnológico (MHT) e duas análises críticas. Destes, 34 já foram publicados, apoiando a implementação e disponibilização de novas tecnologias em saúde em todo o país. Há ainda onze produtos em processo de elaboração. Além disso, produtos como diretrizes-metodológicas, artigos científicos, pareceres técnico científicos, e-books e outros materiais foram desenvolvidos em parceria com outras instituições. Conheça nossas publicações, aqui.
Hoje, somos mais de 25 bolsistas, assessores e consultores atuando para fazer valer os seguintes princípios:
Propósito
Fortalecer o SUS e o campo da saúde como um todo por meio da produção, organização e disseminação de evidências qualificadas e acessíveis, capazes de orientar decisões em saúde e gerar impacto real na vida das pessoas.
Missão
Produzir, qualificar e compartilhar conhecimento técnico-científico que subsidie decisões em saúde, conectando pesquisa, gestão e sociedade.
Visão
Ser reconhecido nacionalmente como uma referência na produção, organização e tradução de evidências para o fortalecimento da saúde nacional, articulando ciência, inovação, gestão e sociedade em prol de decisões eficientes e baseadas tanto em dados quanto em necessidades reais.
Valores
Compromisso público: a saúde coletiva está no centro de tudo que fazemos.
Rigor científico: trabalhamos com base em métodos sólidos e confiáveis.
Colaboração: acreditamos que o conhecimento só tem valor quando é compartilhado.
Tradução do conhecimento: tornamos o conhecimento acessível e compreensível a todos.
Transparência: facilitamos o acesso às fontes de produção de dados e explicitamos publicamente os processos envolvidos nesta produção..
Inovação responsável: buscamos novas formas de traduzir ciência em impacto real.
Equidade: atuamos para reduzir desigualdades e fortalecer o acesso universal à saúde.
Impacto social: o conhecimento precisa gerar transformação concreta.
Estrututa Interna
O Instituto Vértice se organiza em quatro coordenações, além da sua diretoria, de acordo com as áreas de atuação e produtos elaborados:
Políticas Públicas;
Evidências Clínicas e Economia da Saúde;
Gestão Administrativa e Comunicação;
Cooperação e Projetos em Saúde.
Tornar-se Instituto Vértice trouxe também a necessidade de uma reestruturação interna e, com isso, a criação de uma nova coordenação, a Coordenação-geral de Cooperação e Projetos em Saúde. Comandada por Bruna Bento, a nova área tem por objetivo articular ações de cooperação técnica e desenvolvimento de projetos voltados à produção e análise de evidências, avaliação de valor em saúde e fortalecimento de sistemas e práticas em saúde, promovendo a integração entre pesquisa, gestão e sociedade.
A Equipe
O Instituto Vértice conta com bolsistas e consultores com expertises e habilidades complementares que atuam em atividades variadas, desde a produção até a tradução e disseminação de conhecimento científico. Entre os mais de 25 integrantes que compõem o quadro do instituto, estão doutores, mestres, graduados e estudantes de diferentes níveis acadêmicos.
Além de profissionais que já possuem experiência prévia ampla em diversas áreas, o instituto também conta com apoio técnico e prático para a formação e capacitação de bolsistas que anualmente passam a integrar a equipe.