Transparência como prática e valor
A discussão sobre conflitos de interesses tem se aprofundado no Brasil e no mundo nas últimas décadas. E é também um tema muito caro ao nosso grupo. Ao expandir nosso universo de atuação para além do setor público, nossa estratégia para lidar com este desafio é uma só: a transparência.
Interface com o
Ministério da Saúde
Em abril de 2011 foi publicada a Lei nº 12.401, que dispõe sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologias em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Além disso, criou a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – Conitec, que passou a ser regulamentada pelo Decreto nº 7.646 de 21 de dezembro de 2011.
Entre as demandas do Ministério da Saúde, o Instituto Vértice já elaborou ou está elaborando:
Interface com a
Universidade
O Instituto Vértice trabalha em interface com o âmbito universitário com o objetivo de formar e capacitar recursos humanos na área da saúde, bem como fomentar a produção científica nacional.
Ensino
Estágio
Iniciação Científica
Orientações
Pesquisa com
Chronide
Por meio do grupo de pesquisa Chronide e com o compromisso de apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores que impulsionam o avanço da ciência, da educação e da saúde, o Instituto Vértice desenvolve projetos nas áreas Uso de Medicamentos, Implementação de Diretrizes Clínicas e Políticas de Saúde e Avaliação de Tecnologias em Saúde.
O Chronide começou como um grupo de pesquisa interinstitucional, formado por docentes, colaboradores e alunos de graduação e pós-graduação de diversas universidades brasileiras. Com o passar dos anos, aposentadorias, conclusões de projetos, o Chronide passa a ser o grupo de pesquisa do Instituto Vértice.
Seu objetivo é promover o uso de evidências no suporte à tomada de decisões tanto no âmbito clínico, no processo de cuidado, particularmente entre pacientes idosos e no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, e no uso seguro de medicamentos, e no âmbito da gestão, por meio da incorporação de medicamentos no SUS e decisão em processos judiciais.
Interface com
Outras Instituições
Ampliando seu escopo de atuação, o Instituto Vértice também desempenha projetos de pesquisa em parceria com outras instituições. Os produtos desenvolvidos variam entre as áreas de produção de conhecimento do Instituto Vértice – Políticas Públicas, Síntese de Evidências Clínicas e Econômicas e Cooperação e Projetos em Saúde. Conheça alguns desses projetos:
Parceria com COSEMS/SP e SES/SP
Financiamento FAPESP
Projeto SABER-SUS
Em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do estado de São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Instituto Vértice desenvolveu o projeto SABER-SUS. Com financiamento via Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Chronide e tem como objetivo auxiliar pacientes, profissionais da saúde e gestores na tomada de decisão através da disponibilização gratuita de recomendações sobre o manejo de doenças crônicas.
Entre os diferenciais estão o fato de apresentar conteúdo confiável (proveniente de recomendações de diretrizes clínicas nacionais e internacionais de melhor qualidade metodológica) e disponibilizado em português.
Como resultados do projeto SABER-SUS foram publicados e-book (livro virtual) e artigos, além da oferta de um curso de atualização para profissionais de saúde.
O intuito é que os produtos desse projeto ofereçam suporte ao processo de tomada de decisão baseada em evidências, resultando em benefícios aos pacientes e ao sistema de saúde.
Além dos produtos citados acima, o projeto SABER-SUS também inaugurou um sítio eletrônico para disponibilização de recomendações sobre algumas das doenças crônicas mais prevalentes no Brasil e no mundo. Nesse site, é possível encontrar uma síntese sobre as condutas referentes ao rastreio, diagnóstico, tratamento farmacológico e não farmacológico e/ou monitoramento direcionadas à atenção primária à saúde.
Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
Diretrizes Metodológicas para os Protocolos de Cuidado Farmacêutico do Município de São Paulo
Apesar dos avanços recentes no volume de publicações e evidências disponíveis sobre medicamentos e outras tecnologias de saúde, assim como a ampliação da discussão sobre avaliação crítica dos dados, a implementação do uso dessas evidências no cotidiano dos serviços e sistemas de saúde ainda é um desafio. É nesse contexto que a publicação das diretrizes metodológicas se insere.
A publicação das Diretrizes Metodológicas para os Protocolos de Cuidado Farmacêutico do Município de
São Paulo tem como objetivo qualificar a assistência farmacêutica na rede municipal do SUS em São Paulo e fomentar o desenvolvimento de protocolos para nortear práticas de cuidado farmacêutico.
A publicação da diretriz foi uma cooperação entre Área Técnica de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (ATAF/SMS/SP) e o Instituto Vértice, e, além de reuniões de com a ATAF/SMS/SP, o processo de elaboração também envolveu busca ampla na literatura para identificação de relato de desenvolvimento ou documentos já publicados que se aproximam da proposta.
O documento
O processo de elaboração dos protocolos de cuidado farmacêutico envolve desde dimensões éticas, elaboração baseada em revisão de evidências científicas, envolvimento de partes interessadas, validação e monitoramento, até a publicação e disseminação, além de prever atualização periódica. Para condução do processo, as diretrizes orientam a formação de um grupo elaborador, com a participação de metodologistas, profissionais de saúde que conheçam a realidade local, gestores(as) e pacientes ou entidades que os(as) representem.
Além das etapas associadas ao processo de elaboração, a diretriz também apresenta a estrutura recomendada para o documento, orientando não apenas seu desenvolvimento, como, também, apontando informações relevantes para promover alta qualidade no relato.
Parceria com o PROADI-SUS
Elaboração de Pareceres Técnico-Científicos
Parecer Técnico-Científico (PTC) é um documento que reúne informações sobre a busca, seleção, análise e interpretação de evidências clínicas sobre determinada tecnologia para o tratamento de uma condição de saúde. Por meio de busca sistemática da literatura, o documento informa quanto aos potenciais efeitos clínicos associados à uma intervenção e pode ser utilizado nas análises iniciais quanto à possibilidade de avaliação de incorporação de tecnologias.
Em parceria com o Hospital Sírio Libanês, em colaboração com o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Saúde, o Instituto Vértice elaborou seis pareceres técnico-científicos que envolveram a avaliação do dupilumabe para o tratamento da asma e dermatite atópica, nivolumabe para carcinoma de células renais avançado e pembrolizumabe para câncer de pulmão.
Quer fazer uma parceria?
Envie um e-mail para institutovertice@unifesp.br e apresente sua proposta.