Diretora do Instituto Vértice assume Grupo Técnico de Trabalho de ATS do CRF-SP e incentiva farmacêuticos a atuar na área
Diretora do Instituto Vértice assume Grupo Técnico de Trabalho de ATS do CRF-SP e incentiva farmacêuticos a atuar na área
A formalização da nova coordenação ocorreu durante reunião presencial, no dia 24 de janeiro, de apresentação da nova diretoria biênio 2026-2027 e novos conselheiros (as), coordenadores de GTTs e Comitês e delegados regionais do CRF-SP [foto].
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Por Nanda Duarte
“Espero poder contribuir para despertar o interesse de mais farmacêuticos por essa área de atuação. O que me encanta na ATS é a sua multidisciplinaridade – e ganhamos sempre com a integração de saberes! Uma vez que muitas das tecnologias em saúde avaliadas são medicamentos, o farmacêutico é um profissional fundamental para esta área da saúde baseada em evidências”, defende Daniela.
Com mais de dez anos de docência no curso de Farmácia da Unifesp Diadema, a pesquisadora tem construído sua carreira com interesse por questões que envolvam o acesso aos medicamentos essenciais e seu uso racional, saúde baseada em evidências e ATS. Líder do grupo de pesquisa interinstitucional Chronide, com foco em doenças crônicas não transmissíveis e uso seguro de medicamentos, Daniela fundou, em 2018, o NUD (Núcleo da Avaliação de Tecnologias em Saúde da Unifesp Diadema), um NATS integrante da Rebrats. O grupo cresceu e se transformou, em 2025, no Instituto Vértice da Unifesp, uma organização de referência técnica e acadêmica na área das evidências e políticas em Saúde, que reúne especialistas comprometidos em transformar ciência em decisões em saúde eficientes, que atendam às necessidades reais da população.
Foto: Daniela Melo, 2026.
“É esta paixão pela ATS e a minha profunda convicção de que os farmacêuticos têm um papel-chave no seu desenvolvimento que me trouxeram a esta nova frente junto ao CRF-SP. Acredito que podemos fazer uma enorme diferença!", conclui a nova coordenadora do GTT de ATS do conselho.